Google Marketing Live 2023: O impacto das novidades no seu negócio
Tive a oportunidade incrível de participar do Google Marketing Live 2023 no Bayview Campus em Mountain View na semana passada, onde o Google anunciou diversas novidades para o Google Ads, com foco especial em IA. Foram 3 dias de encontros interessantes com engenheiros, anunciantes e agencias que trouxeram bastante aprendizado.
Embora muitas dessas novidades ainda não tenham uma data definida, elas estão previstas para chegar ao Brasil nos próximos meses.
Neste artigo, vamos explorar como essas inovações em IA podem beneficiar o seu negócio no futuro.
Keynote Google Marketing Live 2023
Confira a Keynote do #GML2023 na integra:
Ganho de produtividade na criação de campanhas
Com a introdução do fluxo de trabalho conversacional, você poderá interagir diretamente com a plataforma para criar campanhas e anúncios. A IA irá gerar automaticamente palavras-chave, títulos e descrições com base em uma única URL. Posteriormente, você poderá solicitar alterações e revisar o conteúdo.
Essa novidade foi projetada para facilitar o uso da plataforma, tanto para iniciantes como para analistas mais experientes. Além de economizar tempo, essa funcionalidade tende a aprimorar a qualidade dos anúncios, uma vez que o sistema evita erros gramaticais e respeita os limites de caracteres.
Mais facilidade na criação de imagens e vídeos
A produção de material criativo costuma ser demorada e dispendiosa, principalmente para aqueles que não contam com um departamento de criação interno. Agora, a IA irá auxiliá-lo na criação de imagens exclusivas para a sua marca, utilizando as informações do seu site e imagens de bancos de dados. Você poderá interagir com a ferramenta para fazer ajustes conforme suas preferências.
Essa funcionalidade não apenas reduz os custos de produção, mas também abre possibilidades para testar diferentes imagens.
Para os e-commerces que trabalham com o Google Shopping, o Product Studio permitirá a otimização de imagens dos produtos com apenas alguns cliques, além de criar variações ilimitadas com o auxílio da IA, de acordo com a temporada/promoção/ocasião. (Fun fact: produtos com mais de uma imagem recebem 32% mais cliques no Shopping).
Descobrindo novos nichos de demanda
A nova campanha “Demand Gen” é voltada para os profissionais de “social marketing”. Com veiculação no YouTube Shorts, Discovery e Gmail, essa campanha é direcionada aos usuários em busca de entretenimento e abertos a descobrir coisas novas. Além disso, o anunciante poderá aproveitar todos os materiais criativos gerados pela IA em sua conta.
A “Demand Gen” também traz de volta as audiências semelhantes, que antes eram criadas automaticamente e agora oferecem maior controle. O anunciante pode definir o nível de semelhança desejado para a sua audiência (restrito, equilibrado ou amplo).
Obtendo melhores insights com dados próprios
Com a depreciação dos cookies de terceiros e as regulamentações de privacidade, é fundamental ter dados próprios (first party data) para compreender a jornada do cliente e realizar um marketing personalizado. O GA4, a nova versão do Google Analytics, foi desenvolvido com esse propósito e será o centro de dados primários que alimentará a IA.
Além disso, o Google Ads permitirá a importação de dados primários de outras fontes, facilitando a tomada de decisões baseada em informações mais precisas.
A partir de lá, o IA vai formular insights, notificar de anomalias e responder suas perguntas sobre mudanças na performance.
Conclusão
A IA veio para ficar e devemos nos adaptar e usá-la como parceira para obter melhores resultados em maior escala.
A eficiência na produção de material criativo em larga escala oferece diversas possibilidades para um marketing mais relevante.
Por outro lado, isso também aumenta a responsabilidade dos anunciantes em testar e fornecer dados qualitativos à IA.
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